Você está visualizando atualmente Nota conceitual – lançamento Aliança entre Fundos
Foto: Marcello Casal Jr., Agência Brasil

Nota conceitual – lançamento Aliança entre Fundos

Iniciativa inédita, a Aliança entre Fundos – surgida a partir da mobilização comunitária pela justiça racial, social e ambiental – propõe um novo modo de atuação no ecossistema da filantropia no Brasil: a filantropia colaborativa para a justiça social.  A ideia é reduzir os impactos provocados pela crise sanitária, econômica, social e política no país, especialmente junto a grupos que vivem em contextos de vulnerabilidade agravada pela pandemia da Covid-19.

A Aliança entre Fundos é composta pelos Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental e tem como meta promover maior aporte de recursos diretos para os povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais mais vulnerabilizados pela pandemia.

Juntos, o Fundo Baobá, o Fundo Brasil e o Fundo Casa Socioambiental irão fazer um aporte no total de R$ 2,5 milhões, distribuídos em diferentes editais.

O reconhecimento da atuação e do protagonismo dos povos tradicionais, indígenas e das organizações de base comunitária diante da pandemia da Covid-19 impulsionou os três Fundos, num primeiro momento individualmente, na construção de convocatórias emergenciais de apoio a ações de grupos, organizações e/ou indivíduos em situações de maior vulnerabilidade na pandemia.  

A Aliança surge como uma ação estratégica e inovadora no percurso das trocas e diálogos entre os Fundos sobre os obstáculos e aprendizados forjados no fortalecimento da agenda por justiça social durante a pandemia da Covid-19. Este projeto pioneiro também se estabelece a partir de fortes relações por meio de uma aliança com a base comunitária. E pretende atuar para além deste cenário pandêmico a fim de, numa visão de médio a longo prazo, viabilizar maior resiliência e recuperação de uma autonomia embasada em novos pilares que resultam desta experiência.

A inovação desta iniciativa se dá nesta colaboração inédita entre os fundos.  Os três Fundos – criados e geridos por lideranças locais experientes em seus campos de atuação – têm sido os primeiros a receber as crescentes demandas das populações mais vulneráveis do país. Agregando estas experiências, os Fundos se propõem a estabelecer estratégias conjuntas e colaborativas a fim de apoiar projetos com três recortes prioritários: 1) defesa de direitos; 2) resiliência comunitária e sustentabilidade econômica das famílias; e 3) soberania alimentar das populações menos favorecidas no enfrentamento da pandemia causada pela SARS-CoV-2. 

Lançamento – 26 de agosto, às 14h

A Aliança entre Fundos será lançada no dia 26 de agosto, numa roda de conversa online, das 14h às 16h, via Zoom. O lançamento será restrito a convidados no Brasil e no exterior, com tradução simultânea. A roda de conversa vai contar com a participação das lideranças dos três fundos – Selma Moreira, diretora executiva do Fundo Baobá; Allyne Andrade, superintendente adjunta do Fundo Brasil; e Maria Amália Souza, fundadora e diretora de desenvolvimento estratégico do Fundo Casa Socioambiental. A mediação será de Graciela Hopstein, coordenadora executiva da Rede de Filantropia para a Justiça Social.

A conversa terá como foco os desafios políticos no país agravados pelo vírus Sars-Cov-2 nas mais variadas dimensões da vida humana. Desde antes da pandemia, o Estado brasileiro – impulsionado pelo fortalecimento de forças conservadoras – tem restringido direitos e praticado uma política de morte, direcionada especialmente para as populações historicamente marginalizadas. No atual cenário pandêmico, esses fatores – somados à ausência de políticas públicas para minimizar os impactos da Covid-19 – vêm devastando vidas humanas e famílias, em especial os povos indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais. A pandemia tornou ainda mais visível as desigualdades sociais e raciais e outros problemas estruturantes da sociedade brasileira. Neste contexto, serão discutidos o papel da filantropia local para amenizar esses desafios, a amplificação do impacto positivo que uma aliança como esta pode exercer, e onde a filantropia internacional pode agregar de forma decisiva.

Sobre os Fundos

Fundo Baobá para Equidade Racial

Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é uma organização sem fins lucrativos e seu objetivo é mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) e lideranças afro-brasileiras. O Fundo Baobá busca promover uma agenda que estimule a filantropia para a justiça social no país, baseada nos princípios de efetividade, transparência e ética.

Fundo Brasil de Direitos Humanos

O Fundo Brasil é uma fundação independente e sem fins lucrativos, instituída em 2006. Tem como missão promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.

Fundo Casa Socioambiental ​O Fundo Casa Socioambiental é uma organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.