Por que estamos em Aliança?

Existem alguns fatores que motivaram o Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental a estarem nesta ação colaborativa nomeada Aliança entre Fundos e a se transformarem numa das mais potentes intervenções no ecossistema da filantropia brasileira.

Após atuarem individualmente por meio de convocatórias emergenciais durante a pandemia da COVID-19, os Fundos diagnosticaram que quilombolas e indígenas ou não recebiam nenhuma ajuda por estarem geograficamente isolados ou recebiam apoios humanitários que nem sempre correspondiam às suas necessidades mais emergentes.

Ao perceberem este cenário e reconhecendo a atuação e do protagonismo dos povos tradicionais, indígenas e das organizações de base comunitária diante da pandemia da COVID-19, os três fundos decidiram agir em aliança. Utilizando da ampla capacidade de escuta desenvolvida por cada Fundo individualmente, os fundos captaram as necessidades que os grupos possuíam naquele momento da pandemia e ofereceram uma resposta ágil em relação às demandas urgentes. O foco tem sido a defesa de direitos e o fortalecimento da capacidade de resiliência comunitária no contexto do agravamento das questões socioambientais e raciais.

Movidos pela crença que “fazer junto, é melhor que separado”, os três fundos vislumbraram na filantropia colaborativa um método para criar uma governança ousada e eficaz na construção de respostas às demandas urgentes das comunidades quilombolas e povos indígenas agravadas no contexto da pandemia de COVID-19.

Ao decidirem estar em aliança, o Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental também expressaram uma metodologia para apoiar o processo de resiliência dos grupos, organizações e/ou indivíduos em contexto de maior vulnerabilidade na pandemia.

Em nenhuma hipótese, portanto, a Aliança entre Fundos foi gerada com base na expectativa de ampliar a captação de recursos. Embora os fundos reconheçam que a captação de recursos é uma ação necessária e estratégica, esta não é a razão pela qual estão em aliança.