Entenda a Aliança

Como surgiu?

Foi no âmbito da Rede de Filantropia para a Justiça Social, atualmente identificada como Rede Comuá, que a Aliança entre Fundos surge, em 2021, como uma ação estratégica e inovadora no percurso das trocas e diálogos entre os Fundos sobre os obstáculos e aprendizados forjados no fortalecimento da agenda por justiça social durante a pandemia da COVID-19.

O Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental foram impulsionados pelo reconhecimento da atuação e do protagonismo dos povos tradicionais, indígenas e das organizações de base comunitária diante da pandemia da COVID-19. Num primeiro momento individualmente, estes Fundos realizaram convocatórias emergenciais de apoio a ações de grupos, organizações e/ou indivíduos em situações de maior vulnerabilidade na pandemia.  

A crise sanitária piorou as desigualdades em diferentes aspectos. Houve um agravamento das violações dos direitos humanos, com ênfase para as mulheres, população de baixa renda, LGBTQIA+, negra, povos indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais. No contexto da resposta comunitária, houve um enfraquecimento institucional das organizações da sociedade civil que atuam na promoção da justiça social e no enfrentamento do racismo ambiental.

Num primeiro momento, a Aliança entre Fundos elegeu como prioridade a redução dos impactos provocados pela crise sanitária, econômica, social e política no país, especialmente, junto a grupos que vivem em contextos de vulnerabilidade agravada pela pandemia da Covid-19. Este projeto pioneiro no Brasil, portanto, só é possível em razão das fortes relações de confiança construídas durante anos com a base comunitária.

No entanto, caminhos colaborativos necessitam de tempo para sua construção e, infelizmente, esta pandemia não é a primeira e nem a última crise aguda que tem ameaçado o mundo e afetado de forma diferenciada essas populações. Por exemplo, os efeitos das mudanças climáticas que, associados aos mecanismos da lógica capitalista, racista, sexista e etnocentrista que rege o mundo ocidental, colocam esses grupos na linha de frente dessas lutas.

Desta forma, a Aliança entre Fundos vai se manter no lugar da escuta para continuar apoiando os grupos mais vulneráveis nestes enfrentamentos. Nosso maior objetivo é apoiar diretamente as comunidades tradicionais e locais, contribuindo para aumentar a resiliência dessas populações.

Sobre os fundos

Fundo Baobá para Equidade Racial

O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, o Fundo Baobá é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para o apoio a projetos e ações pró-equidade racial para a população negra. 

Acesse https://baoba.org.br/

Fundo Brasil de Direitos Humanos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação independente, sem fins lucrativos, com a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados aos defensores de direitos humanos. A fundação impulsiona as atividades de pessoas e organizações não governamentais voltadas à defesa dos direitos no país. As ações do Fundo Brasil visam dar visibilidade ao papel das organizações na defesa dos direitos humanos.

Acesse www.fundobrasil.org.br/

Fundo Casa Socioambiental

O Fundo Casa Socioambiental é uma organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul. Para isso, desenvolvem uma rede que mobiliza recursos, fornece suporte e fortalece as suas capacidades, garantindo uma autonomia cada vez maior para esses grupos.

Acesse https://casa.org.br/sobre/quem-somos/

Parceiros

Rede Comuá – A Rede de Filantropia para a Justiça Social agora é a Rede Comuá, um espaço que reúne fundos e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário.​

A Rede foi criada no ano de 2012 como o propósito promover e diversificar uma cultura filantrópica no Brasil que garanta e amplie os recursos para a justiça social. Integram o quadro de sócios fundadores as seguintes organizações membros: Fundo Baobá, Fundo Elas+, Fundo Brasil, Fundo Casa Socioambiental, Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), Brazil Foundation, Instituto Rio e Instituto Baixada.

A Rede Comuá apoia a Aliança entre Fundos desde o início.

Acesse https://www.redefilantropia.org.br/

Inter-American Foundation (IAF) – A Fundação Interamericana (IAF), órgão independente do Governo dos Estados Unidos, foi criada pelo Congresso dos EUA em 1969 para canalizar a ajuda para o desenvolvimento diretamente às pessoas de baixa renda organizadas na América Latina e no Caribe. A IAF tem cumprido seu mandato respondendo com o apoio de doações às ideias mais criativas de autoajuda recebidas de grupos de base e organizações não governamentais. Também incentiva parcerias entre organizações comunitárias, empresas e governo local, destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda e a fortalecer as práticas democráticas.

De acordo com o Estatuto da IAF, o “propósito da Fundação, principalmente em cooperação com organizações privadas regionais e internacionais, será 1) Reforçar os vínculos de amizade e compreensão entre os povos deste Hemisfério; 2) Apoiar iniciativas de autoajuda destinadas a aumentar as oportunidades de desenvolvimento individual; 3)Incentivar e ajudar uma participação eficaz e cada vez mais ampla das pessoas no processo de desenvolvimento; 4) Promover o estabelecimento e crescimento de instituições democráticas, tanto privadas como públicas, de acordo com os requisitos dos países soberanos deste Hemisfério.”

A IAF foi a primeira instituição a apoiar a Aliança entre Fundos.

Acesse https://www.iaf.gov/pt/

Instituto Meraki – Fundado em 2021, por Ewaldo, Luiza Russo e filhos, o Instituto Meraki é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que opera por recursos próprios aplicados de forma responsável, dedicada à solução dos desafios socioambientais que buscamos enfrentar.

Atua no fortalecimento de iniciativas comunitárias que promovam a justiça social, a equidade de direitos e o protagonismo dos Povos Indígenas, das Populações Tradicionais e de pequenos agricultores na tomada de decisão em seus territórios e na construção de soluções locais para uma relação regenerativa com a Terra.  

​Para o Instituto Meraki, transformar no mundo começa na forma como atuamos e na relação que estabelecemos com os parceiros. Por isso, a instituição busca a construção de um espaço de escuta e de confiança, com parcerias de longo prazo. Por isso também atua ao lado de organizações da sociedade civil e de fundos filantrópicos independentes, priorizando o capital livre e o apoio institucional, viabilizando o desenho da melhor estratégia de aplicação dos recursos por suas equipes.

O Instituto Meraki apoia a Aliança entre Fundos desde 2021.