Você está visualizando atualmente Autonomia financeira e empoderamento para as mulheres negras quilombolas

Autonomia financeira e empoderamento para as mulheres negras quilombolas

As mulheres negras quilombolas podem conquistar autonomia financeira por meio da produção e comercialização dos produtos do Quilombo do Candeal II, em Feira de Santana (Bahia). A proposta é da Associação Comunitária de Desenvolvimento do Candeal II que visa implementar o projeto “Mercado Quilombola: a Feira das Marias Quilombolas” no local.

“Nosso compromisso é promover o empoderamento das mulheres negras quilombolas através da autonomia econômica, social e da tomada de decisões deste grupo”, explica o projeto aprovado pelo Fundo Baobá para Equidade Racial.

Além de oficinas práticas agroecológicas, a feira se propõe a realizar espaços capacitação para planejamento na gestão de compras e vendas, rodas de conversas sobre estratégias de fortalecimento e resistência das comunidades quilombolas e construir uma cartilha sobre os saberes e fazeres da produção local.

O projeto recebe o apoio no âmbito da Aliança entre Fundos que dá suporte ao incentivo da autonomia financeira de auto-gestão dos sujeitos de comunidades locais e a circulação da economia local para o fortalecimento dos territórios.

A Aliança entre Fundos é uma iniciativa inédita de filantropia colaborativa que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental.

Apoie esta iniciativa.

Se você é financiador, doe para a Aliança entre Fundos.

Entre em contato conosco (contato@aliancaentrefundos.org.br)