O que é Filantropia Colaborativa?

Nosso conceito

No mundo da filantropia para a justiça social, a ação colaborativa tem justificado o surgimento de novos arranjos e novas formas integrativas em busca de maior eficiência para a superação dos desafios locais e regionais. Recentemente, estudos têm apontado para o fenômeno e incentivado novas reflexões sobre como mecanismos coletivos podem se tornar ferramentas inovadoras para a transformação social.

Entre os novos arranjos no contexto das arquiteturas colaborativas em curso no Brasil, a Aliança entre Fundos é uma iniciativa inédita e radical que aposta na ideia colaborativa e na consolidação de um modelo que valoriza a ponta final dos projetos contemplados, ou seja, as pessoas mais vulnerabilizadas na pirâmide socioeconômica e ambiental brasileira.

Na Aliança entre Fundos, esta ação colaborativa é inédita por colocar a colaboração como eixo estratégico desde a captação dos recursos financeiros até a governança a fim de alcançar eficiência e potencializar os resultados com foco na transformação social. Unidos no propósito de contribuir para a justiça social, racial e ambiental, o Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental criaram um modelo de governança, em construção, com base na colaboração para o alcance de resultados pensados conjuntamente.

Além disso, inova ao buscar permanentemente fortalecer os laços de confiança com os territórios construídos por cada um dos Fundos ao longo das suas trajetórias. A ação conjunta valoriza o protagonismo das comunidades e incentiva a participação das pessoas beneficiadas na implementação das soluções locais.

Em Aliança, os Fundos têm conseguido priorizar mais o foco nas demandas dos povos e comunidades tradicionais, com destaque para quilombolas e indígenas.

Para os Fundos que compõem a Aliança, não basta a mobilização de recursos para redistribuição nos territórios. A governança deve ter como base a confiança mútua e o respeito aos esforços conjuntos para tecer o processo colaborativo e apostar no desenvolvimento das potências locais.

Por meio da governança colaborativa, os três Fundos têm percorrido inúmeras trilhas de aprendizados comuns. Desse modo, a filantropia colaborativa proposta pela Aliança entre Fundos tece novos modos de aprimorar um ecossistema comprometido com a filantropia para a justiça social, com foco prioritário nos problemas estruturais que afetam a sociedade brasileira como as desigualdades social, racial e ambiental.