Você está visualizando atualmente Quilombo dos Arturos cria horta ecológica para a comunidade local

Quilombo dos Arturos cria horta ecológica para a comunidade local

Liderados pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade Quilombola dos Arturos, no município de Contagem (MG), as famílias desta comunidade estão sendo beneficiadas pelo projeto “O alimento nosso de cada dia”. O objetivo é executar, por meio da Horta dos Arturos, práticas alimentares promotoras de saúde que fomentem segurança alimentar e nutricional e incentivem a economia solidária e a inclusão produtiva.

O projeto foi selecionado pelo Fundo Baobá pela Equidade Racial, no âmbito da Aliança entre Fundos, e propõe priorizar produção agrícola familiar local para alimentação dos/as quilombolas por meio de alimentos saudáveis e culturalmente adequados, produzidos de forma sustentável e ecológica.

Além disso, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade Quilombola dos Arturos deseja reduzir a vulnerabilidade social através da promoção a soberania alimentar a partir de perspectiva sustentável, justa, solidária capaz de preservar a biodiversidade.

A Aliança entre Fundos é uma iniciativa inédita de filantropia colaborativa que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental.

Saiba mais sobre esta iniciativa:

www.baoba.org.br

www.fundobrasil.org.br

www.casa.org.br

Fundo Baobá

Cidade Contagem (MG)

Título do Projeto – O alimento nosso de cada dia

Público beneficiado

Objetivo geral

Executar por meio da Horta dos Arturos práticas alimentares promotoras de saúde que fomentem segurança alimentar e nutricional, bem como a economia solidária e a inclusão produtiva.

Objetivo específico

1. Priorizar produção agrícola familiar local para alimentação da população do quilombo dos Arturos, pautado em alimentos saudáveis e culturalmente adequados, produzidos de forma sustentável e ecológica.
 2. Reduzir a vulnerabilidade social através da promoção a soberania alimentar a partir de perspectiva sustentável, justa, solidária capaz de preservar a biodiversidade.

Atividades relacionadas ao objetivo especifico 1.
 Planejamento e organização das ações
 Contratação de mão-de-obra qualificada para assistência técnica e fortalecimento institucional
 Contratação de agricultores quilombolas
 Aquisição de insumos e materiais para horta comunitária
 
 Atividades relacionadas ao objetivo especifico 2.
 Realizar palestras com temas pautados na Soberania alimentar, cultura e saúde integral da população negra
 Garantir o consumo de alimentos in natura fundamentais a saúde, como frutas e hortaliças no âmbito do território quilombola
 Realizar feiras para o fortalecimento da economia solidária local, para valorização e fortalecimento da agricultura familiar por meio da oferta dos produtos produzidos na horta comunitária
 Valorizar os métodos tradicionais de manejo e gestão ambiental através de modelos agroecológicos de produção que baseiam-se na agricultura sustentável sem a utilização de insumos químicos.
 Realizar ações educativas com o público interno e externo sobre a importância da segurança alimentar.