Você está visualizando atualmente Mulheres negras quilombolas: sustentabilidade e renda em Minas Gerais

Mulheres negras quilombolas: sustentabilidade e renda em Minas Gerais

A oferta de recursos para o incremento de cadeias produtivas locais afetadas durante a pandemia da Covid-19 é uma das estratégias implementadas pela Aliança entre Fundos, iniciativa que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental.

Em sintonia com este propósito, as mulheres quilombolas da Associação da Comunidade Quilombola do Paiol, na cidade de Cristália (MG), criaram o projeto “Corte e costura de tecido por mulheres quilombolas do Paiol” para promover a sustentabilidade econômica por meio da atividade artesanal.

O projeto foi contemplado em edital lançado pelo Fundo Baobá para Equidade Racial no âmbito da Aliança entre Fundos. E, entre os objetivos específicos, busca fortalecer a identidade local. “Queremos valorizar a cultura quilombola”, explicam as idealizadoras do projeto.

Além de compra de equipamentos e oferta de capacitação para as mulheres negras quilombolas, a ideia é comercializar os produtos e criar estratégias para divulgação das peças artesanais.

A Aliança entre Fundos é uma iniciativa que apoia projetos que promovam o empoderamento das mulheres.

Apoie esta iniciativa.

Se você é financiador, doe para a Aliança entre Fundos.

Entre em contato conosco (contato@aliancaentrefundos.org.br)