Você está visualizando atualmente Fortalecimento da agrofloresta, em defesa do território do povo indígena Huni Kuin

Fortalecimento da agrofloresta, em defesa do território do povo indígena Huni Kuin

Para recuperar 305 hectares devastados por pastagens na Terra Indígena Colônia 27, no município de Tarauacá, no Acre, o povo indígena Huni Kuin criou um projeto de fortalecimento do sistema de agrofloresta. O projeto prevê manutenção e ampliação do viveiro de mudas de espécies fundamentais para o modo de vida desse povo, tais como mogno, copaíba, cedro, jatobá e cumaru de cheiro.

A proposta foi apresentada pela Organização dos Agricultores Kaxinawa da Terra Indígena Colônia 27, e selecionada para apoio pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos no âmbito da Aliança entre Fundos. Além de recuperar as áreas naturais que foram degradadas antes da reocupação do território pelos Huni Kuin, inclusive a mata ciliar no entorno de 12 açudes de piscicultura, o objetivo é que o projeto se torne um piloto para outras terras indígenas que vivem sob semelhante ameaça de fome, êxodo, perdas culturais e ambientais. Ameaças que se tornaram mais presentes a partir da pandemia de Covid-19. 

A Aliança entre Fundos é uma iniciativa inédita de filantropia colaborativa que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental.

Apoie esta iniciativa.

Se você é financiador, doe para a Aliança entre Fundos.

Entre em contato conosco (contato@aliancaentrefundos.org.br)