Você está visualizando atualmente Quilombolas do Maranhão atuam em defesa da segurança alimentar

Quilombolas do Maranhão atuam em defesa da segurança alimentar

A proposta da Associação dos Produtores Rurais Quilombolas do P. A. Piqui do Município de Itapecuru, no Maranhão, é alcançar cerca de 10 mil plantas cultivadas a partir da implantação de unidades de produção familiar. O projeto foi selecionado pelo Fundo Casa Socioambiental no âmbito da Aliança entre Fundos.

Por meio do aumento da produção de alimentos e da geração de renda das mulheres e jovens quilombolas praticantes da agricultura familiar, o projeto propõe reduzir os impactos negativos da Covid-19 no território quilombola. Serão 600 m² de área de cultivo de cheiro-verde, cebolinha, alface, entre outros, e 4.400 m² para legumes e verduras como quiabo, maxixe, abobrinha e vinagreira.

Para isso, será realizado um seminário conjunto entre os membros da comunidade, os beneficiários e equipe técnica que vai orientar a implementação do projeto e cursos de capacitação sobre a produção de hortaliças e legumes com técnica e tecnologia adequadas.

“Queremos toda a comunidade informada sobre a existência do Projeto, incluindo as beneficiárias, capacitadas e aptas a desenvolver o projeto e outras atividades produtivas em seus respectivos espaços”, afirmam os/as idealizadores/as.

A Aliança entre Fundos é uma iniciativa inédita de filantropia colaborativa que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental e apoia projetos quilombolas e indígenas para o enfrentamento dos problemas agravados pela pandemia da Covid-19.

Doe para a Aliança entre Fundos.

Envie mensagem para contato@aliancaentrefundos.org.br